quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"Amanheceu no curral..."

Quem me conhece sabe que eu não sou muito fã desses forrós que estão aí. Acontece que nivelaram muito por baixo. Não há letra dessas bandas que não falem de imoralidades a ponto de deixar constrangido a quem ouve. São os tais de solteirões do forró, casadões do forró, desquitadões do forró, divorciadões do forró, morando juntões do forró, amansebadões do forró, mulher bandida, mulher safada, mulher marota, mulher maluca, mulher diaba, entre outras.

Mas nem sempre foi assim.

Até meados da década de 90, o forró era bom. Naquela época eu já era um chato que reclamava dessas bandas (pra mim só os mamonas prestavam, mas eles eram geniais mesmo), mas eu era feliz e não sabia. Afinal, o forró tinha conteúdo na letra, e as músicas utilizavam temáticas mas interessantes. Hoje nem sei se podemos chamar de músicas isso que está aí.

Um bom exemplo daqueles dias em que eu era um moleque é a banda Mastruz com Leite. Dia desses lembrei de uma música que eles tocavam, e que acabou ficando na minha memória. A letra é curta, mas é uma verdadeira poesia. A melodia também é perfeita.

Mastruz com Leite
Baião de Dois

A gente bem que podia
Se juntar de vez
Compartilhar de novo do nosso sertão
Acordar ouvindo
O chocalho da rês
A gente bem que podia
Se juntar de vez
Tá de manhã no curral
Tomar um leite mais puro
Cantar varrendo o muro
Do nosso quintal
Colher tomate, cebola
Banho de açude, almoçar
De noite um bom baião de dois
Pra que deixar pra depois
Se a gente pode se amar?

(não achei um video decente no youtube com a música... fico devendo essa.)

1 comentário:

ster disse...

cara...não me lembro dessa música. vc n inventou ela não,né?!kkk