quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O remédio do Otaviano

-Como foi o dia? perguntou a esposa.
-Cansativo, respondeu Otaviano, funcionário de um escritório de contabilidade do centro do Rio de Janeiro, daqueles instalados em um prédio bem antigo.

Otaviano realmente estava cansado - tinha atendido um cliente que insistia que havia problemas no serviço que o escritório tinha prestado semanas antes à sua empresa- . teve de ouvir o homem gritar a manhã inteira, fato que deixou Otaviano nervoso (inúmeras idas ao bebedouro no final do corredor da repartição). Mas o cliente indignado não parou para tomar água. Brigou sozinho a manhã inteira mesmo.

Otaviano ainda estava estressado com a situação da manhã, mas ele havia chegado em casa, e nada mais importava para ele, já que hoje tem jogo do Fluminense.

Esse é, de certa forma, um anestésico, que Otaviano toma semanalmente contra as dificuldades que a vida de assalariado lhe impõe. É o remédio contra o cliente chato, o ônibus lotado e a água quente do bebedouro do final do corredor. é o Fluminense, oras!!!

Duas horas antes do jogo, ele já está preparado pra sair de casa (quem vai de ônibus pro estádio tem que se prevenir pra não chegar depois do início da partida, coisas da vida). Vestido com a tradicional camisa verde, vinho e branca ("linda demais", como diz o próprio Otaviano) e acompanhado do tradicional radinho de pilha que leva junto ao ouvido durante a partida ("sem narração a gente fica meio perdido, sabe?"), ele sai correndo, descendo os degraus da porta de casa rapidamente e deixando o portão entreaberto.

Ele nem percebeu que a mulher havia dito um "tchau". Mas ela não deu importância pra isso (era o Fluminense, oras!). recentemente eles haviam conversado sobre futebol antes de dormir. Otaviano tinha manifestado um medo de que a corrupção um dia acabasse com sua maior paixão: ir ao Maracanã ver o Fluzão jogar.

-Não vamos chegar a esse ponto, Otaviano. fique tranquilo e durma. Já tomou seu remédio?
-Os comprimidos? tomei, tomei...eu nunca esqueço.

Mas o remédio do Otaviano mesmo era o Fluminense.


* * * * *

Dedicado à memória do meu tio Manoel Evangelista.




Sem comentários: