quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Pequim é logo ali

Muita gente não sabe que a olimpíada é, na verdade, o período de quatro anos que separa os jogos. Até há alguns anos, eu também não sabia disso. Mas isso não interessa muito agora. Ou melhor, interessa. Afinal, só se fala nos jogos olímpicos de Pequim (ou Beijing). A China é o point do momento. A moda é admirar-se com a arquitetura do estádio nacional de Pequim (ou Beijing, ou ainda Peking) e com as mais insanas proibições e restrições cotidianas que vigoram no longínquo país oriental, que, em virtude dos jogos, nem é mais tão longínquo assim. Afinal, tá todo mundo indo pra lá!

O brasileiro não fica tão louco nos jogos olímpicos quanto numa copa do mundo, mas não deixa de ser engraçado. De repente, todo mundo passa a ser expert em todos os esportes (“viu ontem aquele flic-flack da Daiane? Se ela tivesse emendado com um triplo-twist esticado ia ser show!” - típica conversa de época de jogos olímpicos). Passamos a torcer por atletas que, antes, nos eram totalmente estranhos. O judô e o salto com vara viram paixão nacional num passe de mágica (aliás, vou torcer bastante pela Fabiana Murer).

Mas também tem o lado cruel. É duro ter que ver todo dia o quadro de medalhas e testemunhar a superioridade das superpotências e seus superatletas superinsuperáveis, com trocentas medalhas de ouro. Quando o Brasil conquista uma dourada, dá-lhe ufanismo, dá-lhe Galvão. É sempre assim. Outra coisa, digamos assim, “masoquista”, são os horários das competições na TV. Quem não viajou pro outro lado do mundo e ficou aqui no Brasil mesmo (como eu) vai ter que assistir tudo de madrugada. Quem quiser ver a seleção feminina de vôlei jogar contra a Itália, no dia 17 (domingo), vai ter que acordar às 3h30min.
Vou torcer bastante pela Jade Barbosa (amor platônico do meu amigo Maurício), pela Fabiana Murer e pelo Jadel Gregório (o cara é fera).

Quanto à seleção do Dunga, vai ter de mostrar serviço....

3 comentários:

Gerusa disse...

Eu vou torcer para que o Volei masculino se recupere da derrota na liga mundial e possa trazer uma medalha de ouro... Seu amigo Maurício tem razão de ficar apaixonado, pois a Jade é uma gracinha!

Anónimo disse...

E a Sarah Menezes? Fiz plantão no msn esperando ela ficar na esperança que pudesse conseguir mais uma entrevista... ela nem me respondeu ¬¬
eu não vou torcer por ninguém... não gosto de olimpíadas, mas cerimônia de abertura foi show, se fosse todo dia aquele espetáculo eu acordava de madrugada pra assistir...

Dowglas Lima disse...

Ah é! como pude esquecer? a Sarah! ela sim vai representar o PI, não aquela Gyselle.

E a cerimônia foi show mesmo. Fiquei paralisado. Os chineses são feras mesmo.