terça-feira, 12 de maio de 2009

Eu setuto, tu setutas...


Quem precisa comprar créditos estudantis na sede do SETUT (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina), na avenida Maranhão, tem comido o pão que o diabo pisou (porque só amassar é moleza). Logo de cara, o condenado depara-se com filas quilométricas (foto acima) que, de acordo com o período do dia, mudam de lugar pra garantir que as pessoas fiquem sempre onde bate o sol.

Na sexta-feira passada, tive de enfrentar esse desafio, visto que meu cartão verde (sim, aquele que no verso traz uma foto na qual o usuário parece um morto-vivo) estava sem créditos. Cheguei por volta do meio-dia e meia, e cheguei a pensar em pegar um táxi pra chegar até o fim da fila, mas fui caminhando mesmo. Tomei meu inglório lugar de último colocado, que só durou alguns milésimos de segundo – quando virei a cabeça, 25648 pessoas haviam chegado depois de mim.

Logo, várias pessoas perceberam o potencial de consumo daquela multidão, e vendedores de picolés e sorvetes apareceram de todos os lados. Mais tarde, foi a vez dos vendedores de churrasquinho. Depois chegaram vendedores de cachorro-quente. Mais tarde, passaram a vender refeições completas. Quando eu já estava um pouco mais na frente, já havia um restaurante McDonalds instalado a poucos metros de mim, o Bob’s estava em construção e havia rumores na fila da instalação de uma concessionária de automóveis nas redondezas.

De tanto esperar, as pessoas ficavam meio “anestesiadas”, em uma situação que fica entre a embriaguez e a loucura total. Uma mulher agarrou-se à minha camiseta e, com um aspecto insano, me perguntou que dia da semana era aquele. Muitos choravam. Cabelos desgrenhados, barbas por fazer (depois um cara percebeu isso e começou a vender barbeadores). Os fortes resistiam, os fracos iam embora. Comovi-me quando observei um rapaz desistindo. Ele saiu da fila chorando copiosamente e cantarolando: “vem vamos embora, que esperar não é saber... quem sabe faz a hora, não espera acontecer”... Foi tocante.

A fila era tão grande que praticamente “todo mundo” estava lá. Arrisco-me a afirmar que, se a fila fosse colocada na vertical, o último colocado pisaria na lua. Algumas presenças ilustres: Power Rangers, Darth Vader, Gugu Liberato, Sérgio Malandro, Ozzy Osbourne, Mr. Bean, Inri Cristo, Allejo (o maior craque de todos os tempos), Steven Seagal, Chimbinha, Joelma e o Amaury Jr (entrevistando todo mundo). Finalmente, depois de muita espera, fui atendido, e ao sair me deparei com um templo da igreja universal que o Edir Macedo havia mandado construir bem no meio da fila, pra “acabar com o sofrimento” daquelas pessoas.

Ou seja, foi normalzinho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Poha, Dowglas... sou tua fã!
Manda esse texto pro proteste já ehauheauehau

manda, manda... faz uma reclamação básica

Anónimo disse...

Poha, Dowglas... sou tua fã!
Manda esse texto pro proteste já ehauheauehau

manda, manda... faz uma reclamação básica