domingo, 6 de abril de 2008

Águas de março, de abril, de maio...


Teresina está em estado de emergência. Quem decretou foi o prefeito Sílvio Mendes, em virtude das fortes chuvas que fizeram transbordar os rios Poti e Parnaíba em alguns pontos da cidade. As águas do Poti já invadiram a avenida Raul Lopes na altura do shopping Riverside Walk (se as águas subirem mais, logo será o River inside Walk), e mais alguns pontos diversos pela cidade. O Parnaíba está prestes a banhar o asfalto da avenida Maranhão nos pontos mais movimentados (se é que já não banhou, não fui até a avenida nesse domingo). A ex-imagem de Iemanjá (destruída por vândalos), no cais do velho monge, encontra-se parcialmente submersa na água marrom.

Tais enchentes proporcionam um fenômeno curioso. Enquanto alguns contabilizam os prejuízos, choram o que perderam ou vêem-se desabrigados, muita gente observa as enchentes como atrações turísticas, tirando fotos e tudo. O encontro dos rios, famoso ponto turístico no bairro Poti Velho, está completamente submerso, o que têm levado muita gente até lá para ver a abundância mandada por São Pedro.

Confesso que eu mesmo acho bonito ver tanta água passando por baixo das pontes e deixando os rios caudalosos. Mas imediatamente paro de ver beleza quando lembro de quem está sofrendo com essa situação, e repreendo a mim mesmo mentalmente. Fazia muito tempo que eu não via nada assim, achei que os grandes e generosos invernos no Maranhão e no Piauí tinham se acabado. Mas eu errei. alguns meteorologistas previram que este seria um período de poucas chuvas, quando elas deveriam ser muitas. Eles erraram também.

Até nos desastres, nós, brasileiros, somos um povo diferente. Mas isso é assunto para a série "Os povos mais esquisitos da face da terra", hihihihih.




1 comentário:

Gerusa disse...

Dowglas aqui tá chovendo tanto que a barragem do bacanga (proxima a minha casa)deu defeito nas comportas devido ao nivel das águas.Mas o melhor (?) de tudo foi a inutilização parcial da avenida dos portugueses (no meu bairro)onde metade dela virou uma imensa lagoa.