domingo, 19 de outubro de 2008

Considerações sobre o calor de Teresina

A capital do Piauí é interplanetariamente famosa em virtude do seu calor. Sabendo dessa realidade, gostaria de fazer algumas reflexões acerca da quentura estupefaziante, enfadonha e labarejante que temos por aqui:

- A princípio, pensava-se que a água escura que os esgotos despejam no rio Parnaíba era de resíduos tóxicos provenientes das indústrias. Mais tarde, descobriu-se que na verdade é asfalto derretido pelo calor ambiente.

- Em Teresina, ninguém consegue ter azar. Afinal, aqui é tão quente que ninguém tem o pé frio.

- Nas entradas da cidade, placas recepcionam quem chega, com os dizeres: “Pode vir quente que eu estou fervendo”.

- Os secadores de mão a vapor foram inventados aqui, por um jovem que percebeu que podia enxugar as mãos apenas pondo-as pra fora da janela de casa.

-A sonegação de impostos por aqui nunca existiu. Afinal, não há como existirem notas frias num calor desses.

- Dizem que, nos lugares quentes, os urubus voam com uma asa só, e com a outra se abanam. Mas em Teresina eles não têm coragem nem de voar – ficam na sombra esperando que algum animal morra perto deles. E jogam baralho enquanto esperam.

- Aqui os taxistas ocupam toda a lateral dos táxis com adesivos nos quais se lê “ar condicionado”. Isso é uma característica essencial para ser bem-sucedido no ramo.

- Pra fazer o degelo de um freezer em Teresina, basta abrir a porta do mesmo por três segundos. Mas cuidado: calce botas de borracha antes de realizar esta tarefa. Um enxurrada vai inundar sua cozinha.

- Pra tomar um ventinho frio na cara, os habitantes daqui costumam ficar atrás do escapamento de automóveis.

- Em um churrasco aqui em Teresina, você sempre se sente o churrasqueiro – afinal a sensação de estar do lado de uma churrasqueira é constante.

- O choque térmico por aqui pode ter conseqüências imprevisíveis – você pode ser enviado a outra dimensão se sair repentinamente de um ambiente climatizado para o calorão do lado de fora.

(Brincadeira, pessoal hehehe. Aqui é quente pra caramba mas eu gosto da cidade...)

9 comentários:

Gerusa disse...

Quando eu fui ai em THE, cheguei ao meio-dia, deixei minhas coisas no hotel e fui almoçar em uma churrascaria que ficava a umas três quadras dali.Até então eu estava sempre no ar condicionado, mas quando sai porta a fora do hotel, e o trajeto até a churrascaria foram suficientes pra me deixar mal, tanto que não consegui comer e de quebra ainda rachei os labios pelo descuido de não passar protetor. Ainda bem que choveu nos dias seguintes...

Anónimo disse...

MEU DEUS!!!TERESINA TÁ TÃO QUENTE ASSIM??SÓ MAIS O INFERNO DA CIDADE QUE ESTOU!!!!!

MayCon SilveiRa... disse...

Concertezaaa...
segundos dizeres populares, ai em THE eh um estagio para ir para o inferno, ja outros dizem q quando os THEzinenses chegam no infernos pedem pra desligar os condicionadores de ar..

pode uma coisa dessa?? hauhauh

Anónimo disse...

aí, Dowglas! eu posso publicar esse teu texto no Amálgama (www.amalgama.blog.br)? me diz aí SIM ou NÃO no editor.amalgama@gmail.com, que tmb vou te pedir outra coisa. espero lá.

Filho de Vencedor disse...

bom cara...se isso serve de consolo, um pessoal da biologia do piauí, veio pra cá e disse que são luís tava mais quente que teresina...daí fiquei intrigado com tal frase, mas pensando bem, saquei o que tinha acontecido, o cerebro deles havia congelado ao atravessarem o Parnaíba...hehehhehehe

Filho de Vencedor disse...

bom cara...se isso serve de consolo, um pessoal da biologia do piauí, veio pra cá e disse que são luís tava mais quente que teresina...daí fiquei intrigado com tal frase, mas pensando bem, saquei o que tinha acontecido, o cerebro deles havia congelado ao atravessarem o Parnaíba...hehehhehehe

Anónimo disse...

como posso gostar de Teresina se só sei reclamar dela? aff

Dowglas Lima disse...

Ster, eu não sabia que você não tinha senso de humor.

Anónimo disse...

Ow querido...naum é questão de humor...só não gosto e pronto!Bjim