terça-feira, 6 de maio de 2008

Gosto é como Orkut, cada um tem o seu

Muitos me questionam quanto ao uso constante do site de relacionamentos Orkut. Muita gente pensa que eu fico horas a fio bisbilhotando a vida alheia, abrindo perfis, olhando álbuns de outros, etc. Quando afirmo que não faço isso e que tal postura não me interessa nem um pouco, ninguém acredita. Afinal, o usuário é quem decide o uso que faz dessa ferramenta, que pode ser muito útil ou muito inútil para qualquer pessoa.

Se seu objetivo é vigiar a vida alheia e viver num eterno Big Brother (sem ter que esperar o do fim do ano da Rede Bobo), o Orkut é ideal. Nunca se viu tanta informação sobre a vida particular das pessoas tão facilmente disponíveis. Ainda há alguma privacidade, como a a capacidade de restringir conteúdos e decidir quem pode ver determinada informação (ou não) sobre este ou aquele perfil.

Mas se seu objetivo é debater em FORÚNS sobre assuntos do seu interesse (com pessoas de mesmo interesse), o Orkut é mais ideal ainda. Uso o Orkut como uma ferramenta que me possibilita conversar sobre as coisas que gosto e tirar dúvidas com quem entende dos assuntos que me dizem respeito. O intercâmbio de experiências, informações (estas sim, úteis) e conhecimento não tem precedentes. Fiz vários amigos na área da aviação e dos quadrinhos, por exemplo, através do orkut. Isso não tem preço, e me possibilitou uma melhoria na qualidade de vida. Esse sim, é o verdadeiro trunfo do Orkut.

Mas, apesar disso, ainda há os que ignoram os fóruns de discussão e a verdadeira finalidade do Orkut para inteirar-se da vivência do outro. Há também os criminosos, como os pedófilos e racistas (eu mesmo já ajudei a denunciá-los algumas vezes utilizando os recursos oferecidos pelo site). Cabe a cada um fazer o uso que quiser do Orkut. O quê? você acha que o orkut é modinha, coisa de adolescente e tal? simples, veja o site como eu vejo: um bom e proveitoso FÓRUM de discussões. O mundo seria bem melhor se cada um cuidasse somente da própria vida, e essa lição o Orkut ilustra de forma surreal.


2 comentários:

Gerusa disse...

Lembra daquela comunidade Jesus devia ter apanhado mais...Ela ainda existe!

Meu orkut tem quase nada escrito,nem fotos e só meus amigos podem me deixar recados, que toda vez faço o favor de apagar.Mantenho ele por ser ainda a unica forma de me comunicar com pessoas de maneira eficaz(acho que eu e você é o maior exemplo...)Beijos.

Anónimo disse...

São raras as pessoas que vêem o orkut como você Dowglas, eu usava o orkut pra blabla com meus amiguinhos ...mas como tudo passa ...pra mim o orkut já passou...Interessante essa visão que vc tem do orkut ...olha que vc tem jeitinho de socialista...oia ..que pega hein rsrs