segunda-feira, 19 de maio de 2008

Um presente valoroso

Hoje pela manhã tive uma surpresa muito gratificante: ganhei um exemplar autografado do livro Cara e Coroa, do grande chargista Jota A, de quem sou fã de carteirinha. O livro reúne alguns dos seus melhores trabalhos, tão reconhecidamente admirados e premiados em todos os salões de humor Brasil afora.

Para se ter uma idéia do prestígio desse maranhense de Coelho Neto que fez carreira aqui em Teresina, os prefácios de Cara e Coroa (sim, dois prefácios! Genial, Jota!) foram escritos por ninguém menos que o grande Ziraldo e pelo ator e humorista piauiense João Cláudio Moreno. Em seu escritos, ambos demonstraram grande admiração pelo trabalho do chargista. Aliás, quem não admiraria um traço tão firme, um estilo tão simples e ao mesmo tempo incisivo, além de uma vocação tão grande para transformar coisas desse nosso cotidiano insano em comunicação visual de primeiríssima qualidade (leia-se sacadas engraçadíssimas)?

Já tive a oportunidade de participar de uma roda de discussões com o Jota A, no ano passado, na UESPI. Antes de começar o bombardeio de perguntas dos meus colegas alunos de Comunicação, eu já sabia: a primeira pergunta que iriam fazê-lo seria esta: “como você cria suas charges todos os dias? É muito difícil?”. De fato, acertei na mosca. Não lembro mais quem perguntou na ocasião, só sei que ele respondeu com a timidez e a serenidade de sempre que, como afirmou João Cláudio Moreno, “tentaram, em vão esconder sua obra”. Ele teve que sair apressado logo depois (tinha que ir pra redação do jornal O Dia, no qual publica suas charges diariamente), mas valeu a pena, ah se valeu.

Na hora do traço, a hora da verdade, Jota A deixa a timidez de lado e nos faz rir de nós mesmos. O poder denunciador das situações vividas pelos seus personagens é de um alcance incomensurável. Na verdade, esses personagens somos todos nós, que estamos no olho desse furacão chamado Brasil. Obrigado, Jota A, por proporcionar seu talento a todos nós. Um chargista é um artista multifacetado e versátil, e essas qualidades aplicam-se perfeitamente ao maior chargista do jornalismo piauiense. Um profissional humilde nas atitudes, e superlativo na criatividade.

Blog do Jota A: www.jota-a.blogspot.com

Agradecimentos ao meu amigo Francisco Júnior, lá da PREX - UESPI, através do qual Jota A ficou sabendo da minha admiração por seu trabalho e mandou-me o livro. Valeu mesmo, Francisco Júnior!

1 comentário:

RENATA CORDEIRO disse...

Narrou bem para um blog. Foi na justa medida. Gostei de tudo e faço-lhe um convite:
Dá uma passadinha no meu blog:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo doce,
Renata